Conheça os tipos de aparelhos ortodônticos existentes

Uncategorized
tipos de aparelhos ortodônticos

Escrito por Aditek

outubro 2, 2020

Conheça os modelos de aparelho ortodônticos e descubra informações interessantes para o seu tratamento!

Vamos ser sinceros: usar aparelho ortodôntico não é a coisa mais legal do mundo. No entanto, os resultados colhidos no final do tratamento compensam todo o possível incômodo de utilizá-lo por um tempo da sua vida. 

Além de um sorriso bonito, o aparelho ortodôntico possui várias funções para melhorar a sua saúde bucal. Por exemplo, prevenir disfunções na arcada dentária. 

Ainda é utilizado para corrigir problemas ocasionados pelo nascimento dos dentes ou até mesmo relacionados com a má-oclusão dental – como dores no maxilar. 

Talvez você já esteja consciente disso, mas, é interessante estarmos na mesma página antes de conversarmos sobre os tipos de aparelhos ortodônticos existentes. 

Antes de conhecer as funcionalidades e vantagens dos tipos de aparelhos, esteja ciente de que trata-se de um investimento na sua saúde. Dessa forma, será possível escolher qual a opção atende suas necessidades e encaixa-se no seu bolso. 

Vamos lá? 

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos existentes?

Outro ponto importante é: somente um ortodontista poderá orientá-lo 100% nessa questão. A escolha dos aparelhos, assim como o planejamento do tratamento, depende de informações técnicas, coletadas depois da documentação ortodôntica. 

Aqui, vamos apenas citar quais os tipos existentes, suas principais características, qual a sua aplicação e vantagens. São informações importantes para oferecer uma ideia geral e conversar com o seu dentista. 

Vamos começar com o mais comum, o clássico aparelho fixo metálico. 

Aparelho Fixo Metálico

Esse tipo dispensa descrição: são os aparelhos clássicos, aqueles com fios, bandas, borrachinhas transparentes (ou coloridas) e bráquetes. Esse modelo é indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário.

Assim, sua principal vantagem é proporcionar resultados bastante satisfatórios. Fora isso, o custo é relativamente mais baixo do que outros modelos. Como desvantagem, é um tratamento mais demorado e, muitas vezes, mais doloroso. 

Aparelho Fixo Estético 

Diante da demanda por um aparelho ortodôntico mais discreto, surgiram os modelos estéticos. Possuem a mesma funcionalidade dos metálicos, com a diferença de que os bráquetes são transparentes. 

O aparelho fixo estético pode ser feito de: 

  • Policarbonato: feitos de resina plástica, possuem os braquetes e as borrachinhas brancas. 
  • Porcelana: os braquetes são mais resistentes e menores do que o modelo anterior e possui um custo maior por causa do material utilizado.
  • Safira: suas peças se parecem com vidro, misturando-se facilmente com a cor dos dentes do paciente. Isso torna o resultado bem discreto, o que eleva o preço. 

Aparelho ortodôntico lingual 

Esse tipo é muito semelhante ao fixo metálico, possui os braquetes, fios e borrachinhas. Porém, é instalado na face lingual dos dentes, tornando-o invisível. 

Naturalmente, as desvantagens são o incômodo da raspagem constante da língua e a dificuldade na higienização. É indicado para atletas de alta performance por minimizar os danos, caso seja atingido durante a prática do esporte. 

Aparelho autoligado

Apesar de ser feito de metal, esse tipo de aparelho possui alguns diferenciais: os braquetes dispensam as borrachinhas coloridas, diminuindo o atrito entre o arco e o braquete, consequentemente reduzindo o tempo de tratamento, o que torna o modelo mais confortável e discreto.

O aparelho autoligado é muito efetivo e também possui versões estéticas, como safira e porcelana.

Aparelho Móvel

O modelo móvel é indicado para os pacientes que estão finalizando o tratamento ortodôntico. Quase todas as terapias com uso de aparelhos fixos terminam com a utilização deste tipo. 

Também conhecido como contenção, esse modelo tem a função de manter os resultados alcançados. Com o avançar do processo e aquisição de maior estabilidade no tratamento, o uso passa, gradualmente, a ser diminuído. 

Alinhadores transparentes

Essa é a opção mais moderna e tecnológica do mercado. O ortodontista planeja o tratamento com base em dados coletados por meio de um escaneamento 3D da arcada dentária do paciente. 

Com o auxílio de um software especializado, o profissional consegue criar um tratamento altamente personalizado, projetando a movimentação dos dentes referente a cada etapa. 

Essa simulação 3D dos resultados oferece precisão ao tratamento, minimizando a necessidade de ajustes e acarreta diminuição do tempo de utilização do aparelho. 

Por ser feito sob medida para cada paciente, o alinhador transparente encaixa-se perfeitamente na boca e fica praticamente imperceptível. É removível e pode ser retirado para as refeições e higiene bucal. 

Naturalmente, essa praticidade e tecnologia tem um custo mais elevado. No entanto, é interessante avaliar e colocar na ponta do lápis: algumas vezes, a redução do tempo de tratamento compensa a diferença do valor. 

E então? Sente-se mais informado acerca de cada tipos de aparelho existente? Que bom, cumprimos nosso objetivo! Leve em consideração esses dados e pense sobre os benefícios de cada modelo. 

Como mencionamos no início, usar aparelho ortodôntico é incômodo. Por isso, muitas vezes, qualquer redução no tempo de tratamento pode ser um benefício e tanto. Tenha isso em mente!

Gostou desse conteúdo? Aqui no blog da Aditek você encontra informações para orientá-lo no seu tratamento e muito mais! Fique por dentro!

Você também pode gostar…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »